Como fazer sumário abnt no word 2010

Como fazer sumário abnt no word 2010

Olá hoje vamos fazer um sumário abnt no word 2010, o que fizermos aqui poderá ser alterado conforme sua necessidade.

Vamos formatar o word para o padrão abnt e criar um sumário automático que informará as páginas onde os títulos e subtítulos se encontram.

Formatar citações, o recurso estilo facilita muito o seu dia a dia quando se trata de criar e editar textos.

Também vou ensinar a numerar as páginas a partir da segunda página do documento sendo que poderá ser a partir de qualquer página.

É indispensável fazer a formatação dos estilos para a criação do sumário e padronização ABNT.

Formatando o estilo normal (sumário abnt no word 2010)

Antes de fazer seu trabalho verifique a norma abnt, neste ponto vamos ensinar a fazer a formatação do texto.

Isso pode ser feito antes ou depois de digitado, sempre se recomenda fazer depois mas neste caso aconselhamos fazer antes de digitar.

Vamos lá. Clique com o botão direito do mouse encima do estilo normal e escolha modificar como na imagem abaixo.

Formatando o estilo normal

Clique e na próxima imagem veja que já alterei o estilo de fonte, tamanho e alinhamento para justificado.
Segundo o padrão ABNT a fonte precisa ser arial ou times new roman, eu prefiro arial.
O padrão ABNT também pede tamanho 12 de fonte e alinhamento justificado veja que já fiz isso na imagem abaixo.
modificando estilo sumario
Note que o espaçamento entre linhas está 1,5 caso você precise alterar o espaçamento clique no botão formatar.
Escolha paragrafo e na tela abaixo em espaçamento esta 1,5 linhas é só digitar na caixa ao lado o espaçamento Em: o espaço que precisar.

espaçamento entre linhas

Clique em ok.

Agora seu estilo normal precisa esta no padrão abnt, vamos para o próximo passo.

Formatando Estilo Titulo 1

Como no estilo normal clique com o botão direito do mouse sobre o estilo titulo1 e clique em modificar.

Neste estilo precisamos colocar caixa alta tudo em maiúsculo.

Clicar em Formatar depois em Fonte e na tela que aparece marcar a opção todas em maiúsculas.

Ok

Também formatei o espaçamento entre linhas aqui para 2,5 verifique o padrão ABNT.

Formatando Estilo Citações

Neste estilo a fonte é Arial o tamanho é 10 o alinhamento é justificado e o espaçamento entre linha simples.

O recuo o esquerda é 4cm e o espaçamento depois de 6pt.

Clique com o botão direto encima do estilo citação e escolha modificar faça o que se pede acima.

Para o recuo clique em paragrafo e faça como na imagem abaixo

paragrafo

Agora sempre que houve uma citação é só selecionar o texto da citação e clicar no estilo citação.

Colocando numeração de páginas no seu tcc

Vamos fazer uma quebra de seção, mais o que é uma quebra de seção?

Quebra de seção esta na categoria de quebras que esta em layout da página grupo configurar página.

Existem 7 tipos de quebra na divisão de seção temos 4, se você estivesse começando seu trabalho eu recomendaria escolher a quabra próxima página.

Caso você já tenha o texto redigido, recomendo a voltar para a primeira página e escolhe a Quebra Continuo.

E pressione ctrl+Enter para quebrar a página e criar uma página anterior.

Clique no menu inserir número de página, depois escolha inicio da página e escolha a opção 3 que fica alinhado a direita.

Desmarque a opção vincular ao anterior imagem abaixo.

vincular ao anterior

Volte na primeira página clique duas vezes encima do numero 1 de nossa numeração (clique até conseguir selecionar)

Selecione o numero e pressione delete, apague o numero depois pode clicar fora e rolar para baixo.

Note que agora a numeração inicia a partir da página 2 como se fosse a primeira página.

Isso porque usamos a quebra se seção.

Caso você queira que a página 2 inicie como página 1 faça como ensino abaixo.

Dica

Em inserir numero de página escolha formatar números de página, e em numeração de página escolha iniciar em 1.

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Como montar uma tabela no word 2010
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Como montar uma planilha no excel de gastos mensais

Sumário

Sumário é automático e depois de usar os estilos tudo fica muito mais fácil, faça como abaixo.

Clique no menu referências depois em sumário, veja que temos dois sumários automáticos.

Clique no primeiro, Sumário automático1.

sumário

Agora você pode formatar o sumário centralizando o titulo mudando as fonte par a fonte padrão ABNT.

E observe o botão atualizar sumário no inicio da imagem, sempre que você precisar atualizar o conteúdo. É só clicar no botão e todo o sumário será atualizado, se adicionar mais páginas ou remover ele atualiza.

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