Como montar uma planilha de vendas e lucros no excel

Este é o artigo definitivo de Como montar uma planilha de vendas e lucros no excel usando um recurso de excel avançado que é listas.


Neste artigo vou te ensinar a montar uma planilha de excel automatizada com formulas e listas que ao mudar o percentual  clicando em um dropdow os valores se alteram, simples e rápido.

Abaixo temos uma imagem de como ficará nossa planilha depois de pronta, o excel é um programa de planilhas eletrônicas e nesse artigo vamos ensinar a você a fazer as formulas usando apenas as referencias das células sem pensar em células mais no conteúdo delas.

Vamos lá abaixo iniciamos nosso primeiro tópico, coluna Margem onde vai nossa lista automática.

como montar uma planilha de vendas e lucros no excel

Margem

Selecione as células onde vão aparecer os valores de margem e clique em % na barra acima aba iniciar na seção numero, assim já deixamos essa coluna no formato que queremos.

Agora no lado direito preencha uma coluna com os percentuais que você quer praticar na sua planilha, eu usei de 10 em 10%, chegando até 100%.
Com as células onde vão aparecer o resultado da lista selecionadas, clique na aba dados e na seção ferramentas de dados em VALIDAÇÃO DE DADOS na lista que aparece clique na opção validação de dados.

validacao de dados

O critério de validação e dados estará qualquer valor, clique no drop dow e mude para listas depois clique no botão em destaque na imagem abaixo, botão fonte de dados.

Lista de dados botão fonte

Selecione a lista de percentual que você fez que no meu caso foi de 10 á 100%

selecionar lista de dados

Depois é só pressionar o enter  e na tela que aprece clicar em OK, note que agora ao clicar com o  mouse sobre as células que estavam selecionas antes, aparece um botão de drop dow. Que se clicado na seta traz a lista, e ai você já pode escolher qual a margem de lucro para seu produto.

Valor de Venda

Agora vamos desenvolver uma formula composta para valor de venda, formula simples que aplica o percentual encima do valor de custo e soma com ele próprio para trazer o valor real de venda.

Vamos lá vou usar a referencia que tenho aqui nessa aula, lembrando que toda formula sempre se inicia com o sinal de igual.

=(B4*C4)+B4

Explicando B4 é o custo unitário, então eu fiz o seguinte custo unitário Vezes * margem que é o C4 + Custo unitário para trazer o valor de venda.

Porque precisa do parênteses professor? Porque temos duas operações na mesma equação sendo que o que está dentro do parênteses é resolvido primeiro e depois o que esta de fora.

Vejam a imagem abaixo:

formula custo unitário

Depois disso posso usando a seta de preenchimento automático e copia puxar o resultado para baixo e conforme vou fazendo isso as referencias que estão por linha vão mudando para a célula abaixo e dando o seu resultado.

Só Lucro

Este é o ultimo ponto de nossa planilha calculo simples de percentual dinâmico calculado em cima da margem que vocês escolher clicando nas setinhas.

Vamos lá muito mais simples, clique na célula onde vai aparecer o resultado e inicie sua formula como neste exemplo =B4*C4 depois pressione enter e o resultado aparecerá.

Agora copie usando a setinha do mouse que faz isso, preenchimento automático e copiar.  conforme foi na coluna valor de venda o resultado vai aparecendo nas células abaixo mudando a referencia por linha.

Neste vídeo explicamos Como montar uma planilha de vendas e lucros no excel

Agora aguardo seu comentário dizendo se gostou do artigo se tem alguma dúvida, e se gostou mesmo curte na rede social compartilhe com mais pessoas se inscreva em nossa lista de e-mails, na coluna do lado na parte de cima digite seu melhor e-mail e receba em primeira mão toda semana um artigo incrível.

Veja Também 
Internet lenta no pc como resolver
Como formatar o pc windows 7 e instalar os drivers
Como inserir vídeo em arquivo pdf

Abaixo faça sua busca e encontre mais conteúdo, valeu pessoal e até a próxima.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

2 thoughts on “Como montar uma planilha de vendas e lucros no excel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *