Como montar uma planilha no excel de gastos mensais

como montar uma planilha no excel de gastos mensais

De forma simples e eficiente explicamos passo a passo como montar uma planilha no excel de gastos mensais, fui professor de informatica por muito tempo e terei um enorme prazer em te ensinar a montar esta planilha no excel.


Estou usando o excel 2010 que não muda muito em relação a versão mais atual do software da microsoft que já esta na versão 16.0 que á a mais nova.

Em excel você pode fazer uma simples conta como pode controlar os mais avançados processos contábeis manipulando dados locais e remotos usando interface amigável com manipulação de dados usando controles macros e VBA avançado.

Mais neste artigo vamos te ensinar a fazer um sistema de controle de gastos mensais usando a função soma que é excel básico e a subtração de dois resultados que a função soma traz.

Toda formula no excel começa com o sinal de = a função soma é a penas uma das funções desenvolvidas para facilitar nosso trabalho na construção de uma formula no excel.

As Funções sempre tem um nome e sempre tem o inicio de estrutura igual, que seria =Soma() dentro dos parenteses fica o intervalo de células que devem ser calculadas.

Então você tem as entradas (Receitas), saídas (Despesas) e saldo final que seria o que lhe sobrou depois de pagar tudo, ficaria assim como na imagem abaixo

como montar uma planilha Total das receitas e despensas vamos usar a função soma no saldo final vamos fazer uma subtração das somas para obter o resultado.

Como na imagem digite seus valores e depois na célula abaixo clique na botão autosomaautosoma ou se preferir digite =soma( seleciona as células e pressione enter) o resultado vai aparecer mas só selecione depois que o parenteses estiver aberto ex:  =soma(

Em nosso vídeo abaixo explico também como fazer todo o processo para criar esta planilha.

Vamos lá para colocar a Palavra entrada na vertical, selecione as células começando pela célula que esta escrito entradas e depois clique no botão Orientação imagem abaixo, escolhendo a opção que fique como na imagem acima.
botão orientação

Agora aproveita que as células estão selecionadas e clique em mesclar e centralizar botão que esta no mesmo grupo de alinhamento.

mescar e centralizar

 

 

Formato das células

As células vem com formato geral, então quando você digita um número com zero depois da virgula o zero some, no nosso caso precisamos que fique com o formato de moeda ou contábil, então como fazer?

Seleciona as células que receberão o formato e clique no botão formato de número e contabilização que fica no grupo de números na mesma guia de alinhamento ele tem o formato de uma cédula de acompanha moedas junto.

formato de moeda

tem muitos outros formatos, e muita coisa pode ser feita. No excel avançado usando os formatos que tem nesta opção podemos manipular datas textos e números de forma surpreendente.

Formula de Subtração 

Toda fórmula no excel inicia-se com o sinal de = e aqui vou te ensinar de forma simples como fazer a subtração do conteúdo de uma célula com outra.

clique na célula onde você quer o resultado da subtração, vamos usar o exercício acima. O resultado da soma das entradas está na célula C6 e o resultado das despesas esta na célula C17 o nosso resultado aparece na célula C18.

Então clique na Célula C18 e digite =clique na célula C6 e coloque o sinal de subtração – clique agora na célula C17 e pressione enter, veja que o resultado aparece.

A nossa formula ficará assim =C6-C17

Você pode fazer como ficou no exemplo acima, digitando direto a referencia das células mas ao meu ver é sempre menos intuitivo entender a operação usando a localização das células então eu aconselho que você clique nos valores que você quer subtrair pois assim é muito mais lógico para nós que somos acostumados desde criança com esse raciocínio.

Se houver duvidas não deixe de perguntar, responderemos com prazer o mais breve possível, deixe seu comentário se cadastre em nosso site colocando seu e-mail para receber mais dicas de informática como essa e outras que toda semana são postadas.

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4 thoughts on “Como montar uma planilha no excel de gastos mensais

  1. BOA NOITE,
    GOSTEI MUITO DE SUA PLANILHA, SIMPLES E FÁCIL DE ENTENDER.

    GOSTARIA DE TE-LA PARA REALIZAR O CALCULO DOS MEUS GASTOS JÁ QUE ESTAMOS NUM ANO DIFÍCIL NADA MELHOR QUE UMA MANEIRA FÁCIL DE SABERMOS PARA ONDE ESTÁ INDO NOSSO DINHEIRO….
    PARABÉNS PELO TRABALHO, FICO NO AGUARDO.

    ABRAÇO.

    1. Obrigado Guilherme, nosso trabalho ser reconhecido por quem acessa é o nosso maior premio. Enviei no seu email a planilha conforme prometemos, uma grande abraço.

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