O que é um bit e o que é um byte quais são os seus múltiplos?

O que é um bit

Olá senhoras e senhores hoje vamos falar um pouco sobre os bits bytes e todas as medidas de unidades, para que todos possam entender um pouco o que são, depois desse artigo quando você se deparar com uma configuração de hardware em um notebook, ou mesmo quando for contratar o plano de internet vai saber tudo que interessa.


 

O que é um bit?

byteBit 1em português é digito binário. Que nada mais é impulsos elétricos que todos os computadores utilizam, também é a menor unidade de medida que pode ser armazenada ou transmitida.

No mundo binário só existem duas opções só dois valores que podem ser 0 ou 1 sendo a primeira unidade de medida.

Um Byte é composto por 8 bits, e por ai se vai. Mas vou dar um exemplo para você entender melhor.

Lembra do filme Matrix quando as pessoas ficam olhando para os números na tela, é isso que acontece quando você ler um texto no computador.

Vocês esta vendo e lendo binário, “só não vai querer sair voando por ai”, cada frase cada palavra.

Nesta escala que começa em bits passamos para bytes e Kilo Bytes, Mega Bytes e por ai vai, veja a tabela abaixo com a representação de cada medida.

1 Byte = 8 bits

1 kilobyte (KB ou Kbytes) = 1024 bytes

1 megabyte (MB ou Mbytes) = 1024 kilobytes

1 gigabyte (GB ou Gbytes) = 1024 megabytes

1 terabyte (TB ou Tbytes) = 1024 gigabytes

1 petabyte (PB ou Pbytes) = 1024 terabytes

1 exabyte (EB ou Ebytes) = 1024 petabytes

1 zettabyte (ZB ou Zbytes) = 1024 exabytes

1 yottabyte (YB ou Ybytes) = 1024 zettabytes

hds de 1 TbyteVeja que os HDS são vendidos usando as medidas de gigabytes e terabytes, na época que conheci essa tabela não imaginava viver essa era de terabyte.

Os Bytes representam cada letra ponto e  virgula que escrevemos em nosso teclado, também compõe os pixels de uma imagem quando digitalizada ou produzida de um dispositivo eletrônico, como por exemplo um celular.

No seu plano de internet também ele é usado como medida de dados baixados pelo seu provedor de acesso, e na contratação de um pacote de internet.

A representação Kb/s é o fluxo de dados que é transmitido por segundo, por exemplo uma conexão de internet de 10 Mbytes  por segundo que deve ser representado por 10 Mb/s, nos tempos antigos da internet discada, a velocidade era em kb/s no sinal da linha telefônica modulada pela placa de modem.

Que bom que as coisas mudaram, era muito ruim kk.

Então é isso, deixe sua contribuição escrevendo em nossos comentários abaixo, compartilhe nas redes e se cadastre para receber novos artigos como esse.

 

Abraço e até a aproxima.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *